Quando me deparei com as fotografias da única residência projetada por Zaha Hadid na floresta de Barvikha, nos arredores de Moscou, sabia que ia ser obrigado a publicar essas imagens por aqui. O visual dessa residência é bem fora do comum e tem uma estética que lembra mais um filme do James Bond do que uma construção tradicional.
Conhecida como Capital Hill, essa residência criada por Zaha Hadid foi construída para o empresário e filantropista russo Vladislav Doronin. Ele lidera empresas como o Capital Group e o Oko Group, além da marca de hotéis de luxo Aman.
Mas, vamos falar sobre essa construção de Zaha Hadid. O destaque desse projeto é a suíte que está posicionada em um pedestal de concreto que é elevado acima das árvores que cercam a casa. Posicionada a 22 metros de altura, esse elemento da construção acaba colocando um foco no isolamento que o empresário gostaria de ter. Para chegar lá, você precisa passar por um elevador feito de vidro ou pegar as escadas que dão um belíssimo acesso a visão panorâmica da floresta ao redor dessa casa.
Vladislav Doronin queria acordar e ver o céu azul sem nenhuma interferência, ele gostaria de se sentir livre e foi isso que ele pediu a Zaha Hadid no início desse projeto de três andares. Cada um desses andares são marcados por faculdade vidro em forma geométrica que cobrem todo o lado externo do local.
O projeto foi desenvolvido há dez anos, quando Zaha Hadid e Vladislav Doronin rascunharam uma ideia inicial em cima de um guardanapo depois de uma conversa em Londres. E agora você pode ver algumas fotografias desse projeto direto no link abaixo.
A Única Residência de Zaha Hadid nas Florestas da Rússia
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Tanya Gomelskaya: Capturando a Beleza Crua // Pristina.org