Pristina.org - Everything Design since 2005

John Baskerville e a Beleza das Letras TipografiaFelipe Tofani on 24/03/2014

Conhecendo um pouco mais sobre John Baskerville

Você não deve conhecer quem foi John Baskerville mas você conhece seu trabalho como tipógrafo e suas inovações na área de impressão e produção de papel e tinta. E não foi só isso que ele deixou para o mundo.

John Baskerville e a Beleza das Letras Retrato

John Baskerville nasceu em 1706 no vilarejo de Wolverley na Inglaterra e foi trabalhar com impressão em Birmingham. Aos cinquenta anos, ele começou a impressionar o mundo acadêmico com seu trabalho para a Universidade de Cambridge, foi lá que ele criou um dos seus trabalhos mais famosos, uma bíblia em formato especial.

Benjamin Franklin, um dos famosos admiradores da tipografia de John Baskerville, levou alguns de seus layouts para o recém criado Estados Unidos e foi lá que seu estilo tipográfico atingiu o sucesso já que seu estilo tipográfico foi adotado pelo governo como forma de impressão. Com todo esse sucesso, o trabalho de John Baskerville começou a sofrer com cópias de menor qualidade feitas pela concorrência e seu estilo tipográfico acabou perdendo a popularidade.

Até que na década de 20, um renascimento da sua tipografia começou a acontecer com o lançamento de várias fontes pelo pessoal da Linotype, Monotype, entre outras. Em 1996, a Emigre colocou no mercado uma fonte inspirada na Baskerville que acabou sendo batizada de Mrs Eaves, o nome da esposa do John Baskerville. Entre todas suas fontes tipográficas, a Baskerville, representa o auge da tipografia de transição entre o Estilo Antigo e a tipografia Moderna.

No vídeo acima, você vai aprender tudo isso e muito mais sobre um dos maiores responsáveis pela tipografia de qualidade no século XVII, John Baskerville.

John Baskerville e a Beleza das Letras

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Tagged: , , , , , ,