Skip to content
Pristina.org // Editorial // Nove anos de Pristina.org

Nove anos de Pristina.org

Quando o Pristina.org começou a existir, a internet que tínhamos era outra. Flash ainda era uma tecnologia viável e ninguém falava muito sobre smartphones. Não parece que foi há muito tempo atrás mas 2006 parece, quase, outro mundo.

O Pristina.org começou nessa url em agosto de 2006, mês passado comemorei 9 anos usando esse blog. O blog começou um pouco mais de um ano antes, em meados de 2005. E foi tudo culpa do meu crescente interesse por design e pelo que estava acontecendo online na época. Criar esse blog foi a forma com a qual eu encontrei de me manter atualizado e ver o que estava sendo produzido de qualidade por ai.

Escrever um blog é complicado. Escrever em um blog há 9 anos é um desafio. Quando tudo começou, eu encontrava um portfólio, escrevia alguma coisa sobre ele e publicava, sem saber se alguém estava vendo aquilo que eu estava publicando. Durante muito tempo, tenho certeza de que eu era a única pessoa visitando o site. Mas isso não fazia diferença para mim, eu só queria fazer esse meu exercício criativo de pesquisa e pronto.

Oito anos de Pristina.org 01

Hoje em dia, essa realidade é outra e tudo parece ainda mais complicado. O número de pessoas online é maior e parece que nunca ficamos offline. A internet já faz parte da nossa vida de um jeito que parece impossível viver sem ela. E ao mesmo tempo que isso tudo acontece, cada vez menos pessoas tem blogs. Grande plataformas sociais são os lugares onde as pessoas estão hoje e você só existe na internet se estiver por lá.

Twitter, Facebook, Google Plus, Tumblr, Youtube… Estamos cercados de redes sociais que viram enormes praças de conversas para quem quer criar conteúdo. Se você ainda tem um blog, você sabe onde precisa estar para conseguir uma audiência. E, hoje em dia, fico pensando onde fica o histórico de todo esse conteúdo que anda sendo publicado por todas essas redes sociais. Será que alguém realmente se importa com o passado, com o histórico de um site? Estamos interessados em ler o passado?

Hoje em dia, todo mundo publica alguma coisa online. Todo mundo, ao mesmo tempo, publicando alguma coisa que desaparece no momento que você passa o olho em uma timeline. É isso que acontece e é por isso que esse blog ainda está aqui.

São muitas horas de trabalho, muito tempo de pesquisa e muita vontade de manter um blog por tanto tempo para criar ruído. O que eu quero fazer aqui não é para ser descartável. Não quero que tudo desapareça no momento que a informação passou para fora do seu timeline.

E é por isso que estou esperando com calma os dez anos do Pristina.org. Dez anos escrevendo sobre design, sobre ilustração e tudo aquilo que eu acho mais interessante. E que venham ainda mais anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.