Skip to content
Pristina.org // Editorial // Home Office: Algumas Dicas para deixar seu trabalho ainda melhor

Home Office: Algumas Dicas para deixar seu trabalho ainda melhor

O Home Office é o sonho de muita gente que eu conheço mas, é uma das coisas mais difíceis de se fazer com qualidade. Depois de alguns anos trabalhando assim aprendi algumas coisas e abaixo, seguem minhas dicas de como trabalhar de casa da melhor forma possível.

Comecei a trabalhar de casa, como freelancer, em 2006. Pegava alguns projetos e levava para casa para ver se conseguia resolver por lá. A maioria deles atrasava e dava errado. Fui aprendendo com o tempo. Em 2008, sai da agência que eu trabalhava para uma outra que acabou não dando muito certo. Não pensei duas vezes e usei meus contatos para começar alguma coisa como freelancer. Cometi dezenas de erros, criei inimizades, perdi clientes, criei problemas mas, aprendi como trabalhar de casa.

E, hoje, posso dizer até que prefiro trabalhar em casa. Me considero mais produtivo assim, mais criativo até. Entendo que não é para todo mundo e que algumas pessoas tem mais facilidade para trabalhar assim e outras simplesmente não conseguem. Sei que não foi fácil para mim mas algumas coisas ajudaram a resolver isso.

A primeira coisa que é necessária para você conseguir trabalhar de casa é a confiança de quem te contratou. Seu chefe precisa confiar em você e você precisa manter essa confiança inabalada. Você precisa confiar em você e saber que consegue fazer aquilo que te pediram no prazo combinado. Se você gosta do que faz, gosta do seu trabalho, não tem problemas com horários e é um ser humano decente, acredito que isso não vai ser um problema para você. Só espero que seu chefe não viva no século retrasado e fique querendo sinais de vida a todo momento como já aconteceu comigo.

minha mesa de trabalho caseira em casa

Tenha tudo que você precisa organizado. Seja dentro do seu computador, seja nas suas coisas. Você não vai conseguir ser produtivo no meio de uma bagunça. Você não vai conseguir ser produtivo se passar mais tempo procurando um arquivo do que trabalhando nele. Seja organizado, você vai precisar. E vai precisar mesmo.

Uma coisa que é necessária para trabalhar em casa, principalmente se você não tem um lugar específico para trabalhar, é um headphone. É um pouco complicado trabalhar com tudo que poderia te distrair ao seu redor. Eu gosto de colocar meu headphone, dar play em alguma coisa e me concentrar no que preciso entregar. O mundo pode cair ao meu redor, meus gatos podem destruir o sofá atrás de mim e Berlin pode estar pegando fogo, mas eu estou ali sem saber do que está acontecendo ao meu redor. Meu sonho é ter um local para trabalhar separado do mundo mas, enquanto não tenho isso, uso e abuso do meu headphone.

Quando comecei a trabalhar de casa, lembro de passar 4 dias seguidos sem sair do computador, trabalhando e produzindo sem pensar no que eu estava fazendo. Claro que isso causou uma série de problemas para mim mas deixou o cliente feliz e satisfeito com todo o material antes do prazo. Hoje eu sei que não sirvo para trabalhar assim. Gosto de trabalhar cedo e ter o dia para fazer o que eu quiser e bem entender. E, quando eu digo cedo, eu falo cedo mesmo. Dependendo do projeto que preciso fazer, acordo por volta das cinco da manhã e trabalho sem pausa até o meio dia.

Gosto de trabalhar quando não existem distrações ao meu redor. Quando minha esposa está na rua ou quando ela está dormindo e quando não tem muito o que fazer por Berlin. Algumas pessoas gostam de trabalhar pela madrugada, eu odeio isso. Prefiro madrugar e resolver minhas coisas. Para organizar meus horários uso uma mistura de Google Calendar com um agenda de papel. Para contabilizar minhas horas trabalhas, uso o TicToc e anda funcionando bem.

Quando você trabalha de casa, é complicado fazer com que seus amigos entendam que você não está de férias e que, aquilo que você faz ali é um trabalho de verdade. É triste mas eu tive que aprender a dizer não na marra. Foi complicado nos primeiros meses mas agora eu, acho que, aprendi. Acabei passando a trabalhar mais cedo exatamente para isso. Ter parte do dia livre para se entreter é mais que essencial quando você não tem uma estrutura de trabalho bem definida como um freelancer tem. Se você ficar sentado no computador o tempo todo, vai acabar perdendo sua produtividade. E, se você ficar fora de casa demais, não vai conseguir terminar aquele seu projeto. Equilibrar essas coisas é difícil mas essencial.

Tenha uma boa cadeira já que você vai passar grande parte dos seus dias sentado nela. Tenha um caderno para anotar suas tarefas e para você ter o prazer de riscar aquela lista de coisas a fazer com tudo aquilo que você fez durante a semana. Tenha um laptop para que você possa fugir de casa quando ficar cansado de olhar para as mesmas coisas todos os dias. Algumas vezes, ajuda mais do que você imagina.

Esse post foi inspirado em parte por um artigo que li hoje cedo chamado Top 10 must-haves when working from home | Bad Language. Se você gostou das fotos aqui no post, tenho um set no flickr com minhas mesas de trabalho. É sério.


Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.