Skip to content
Pristina.org // Editorial // Dica de Entrevista: Você tem alguma pergunta para Empresa?

Dica de Entrevista: Você tem alguma pergunta para Empresa?

Já perdi a conta do número de entrevistas de emprego que fui na vida. Lembro de algumas onde fui extremamente mal e lembro de outras onde o entrevistador não tinha vontade nenhuma de estar ali e eu ficava me perguntando o que fazia ali. Mas todas entrevistas que fui tinham a mesma finalidade e quase o mesmo roteiro. Pelo menos, aprendi algumas coisas depois de tantas entrevistas. Sempre chego nessas entrevistas com a ideia de impressionar meu futuro chefe com meu portfólio, minha experiência e minha conversa. Não é sempre que isso acontece mas eu continuo tentando.

Para mim, um dos momentos mais interessantes em todas entrevistas que fiz é quando os papéis mudam quando essa pergunta surge: Você tem alguma pergunta sobre a empresa? Eu consigo contar nos dedos quantas vezes eu soube o que perguntar nesse momento. Sei que cometi um erro não perguntando nada mas, o que perguntar? Um dia desses, li um artigo que me deixou pensando sobre essa parte da entrevista onde nunca sei direito o que fazer.

Esse artigo que li me deixou pensando sobre esse lado da entrevista e acabei chegando a algumas perguntas para serem feitas nesse momento tão importante que várias vezes é ignorado. Vamos lá.

Por que essa vaga existe?

Essa é uma pergunta essencial que eu nunca pensei em fazer. Dependendo da resposta que você receber aqui, já dá para entender se a empresa está crescendo, como funciona a rotina de trabalho e sobre novos projetos.

Como é uma semana típica no trabalho?

Outra pergunta que ajuda a perceber como que serão seus dias no futuro. Já trabalhei em alguns lugares onde essa pergunta teria me salvado de algumas enrascadas.

Como a empresa ajuda o crescimento dos seus funcionários?

A maioria das empresas que trabalhei adoravam escutar que eu estava fazendo algum curso, workshop ou aprendendo um novo software. Mas, nenhuma delas me ajudou a custear esse procedimento. Quase todas elas tinham video games, centros de diversão e esses elementos que servem para mostrar que trabalhar na empresa é algo mais do que só trabalho. Mas, quando se trata do crescimento do funcionário como profissional, nunca escutei algo sobre o assunto.

Pense no melhor designer que já trabalhou com você, o que o tornava tão bom?

Outra pergunta que eu deveria ter feito várias vezes para me ajudar a entender o que a empresa está procurando, quais são os pontos a serem usados nessa contratação e o que que a empresa precisa de verdade.

Qual o projeto mais interessante que vocês desenvolveram aqui na empresa?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Afinal, todo mundo quer trabalhar numa empresa que realize projetos interessantes e que faça você crescer como profissional. Se ninguém souber responder isso, você já pode entender como sendo um sinal vermelho. Caia fora antes que seja tarde demais.

Vou anotar isso num papel e reler antes de toda entrevista que eu fizer. Assim, eu saberei o que perguntar naquele momento especial. Só espero que o entrevistador entenda minhas perguntas e receba-as com interesse.

Esse artigo apareceu primeiro no: Você tem alguma pergunta sobre a empresa? – blog.ftofani.com. E a foto no topo do artigo veio do flickr.


Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.