Skip to content
Pristina.org // Arte // A Arte em Disquetes de Andy Warhol

A Arte em Disquetes de Andy Warhol

É bem estranho pensar que o mundo quase perdeu alguns experimentos digitais que o Andy Warhol produziu em 1985 num Amiga e salvou em disquetes. Se você já assistiu ao video onde ele desenha a Debbie Harry, já imagina que ele não ficou só naquele experimento. Se você não sabe que video é esse, a gente fez um post sobre esse video aqui em 2009.

A Arte em Disquetes de Andy Warhol 01

A Arte em Disquetes de Andy Warhol 02

Esse video atraiu a atenção do artista Cory Arcangel e ele entrou em contato com a equipe do Carnegie Museum of Art em 2011. Foi ai que começou o processo de restauração desses disquetes e do conteúdo que estaria dentro deles. O problema é que a leitura desses arquivos salvos pelo Andy Warhol poderia causar danos aos mesmos e deixar todo o processo irreparável. Outro problema que existiu durante essa restauração veio do fato de que ele salvou esses arquivos em discos de sistema e em formatos totalmente desconhecidos.

Mas o pessoal do Computer Club da Carnegie Mellon University acabou conseguindo resolver todos os problemas e restauraram cerca de 28 imagens digitais que foram verificadas pelo Museu Warhol como autênticas. Todo esse processo de restauração virou um filme, Andy Warhol’s Amiga Experiments, cujo lançamento vai acontecer no dia 10 de maio em Pittsburgh.

A Arte em Disquetes de Andy Warhol 00

A Arte em Disquetes de Andy Warhol 03

Saiba mais sobre o assunto lendo esse post no Creative Review.

via

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.